A antecipação de recebíveis é uma opção de crédito disponível no mercado para empresas que precisam de dinheiro para quitar dívidas, gerar fluxo de caixa ou investir em expansão. Nessa modalidade, a empresa adianta o recebimento de suas vendas a prazo e pode utilizar o dinheiro para atender às suas necessidades imediatas. Continue a leitura e saiba mais!
A antecipação de recebíveis trata-se de uma linha de crédito que permite que as empresas adiantem o recebimento de suas vendas, ou seja, elas podem usar no presente um dinheiro que só chegaria no futuro. Por exemplo, quando um cliente decide parcelar o pagamento de um produto em três vezes, o proprietário do estabelecimento pode levar até 90 dias para receber o valor total da venda. Com a antecipação de recebíveis, ele pode receber o dinheiro em poucos dias.
Essa modalidade também é chamada de adiantamento de recebíveis ou desconto de duplicatas. No entanto, as instituições financeiras que oferecem antecipação de recebíveis cobram taxas sobre o valor adiantado às empresas, para assumirem a responsabilidade pelo recebimento futuro dos títulos negociados. Portanto, é importante avaliar se essa opção é realmente vantajosa para a sua empresa.
O processo de adiantamento de recebíveis varia de uma instituição para outra, o empresário entra em contato com um banco ou fintech, que ofereça a modalidade de crédito, analisa as condições envolvidas, após o cadastro a operacionalização é relativamente simples.
A antecipação de recebíveis apresenta algumas vantagens em relação a outras linhas de crédito disponíveis no mercado, como a taxa de juros, que costuma ser mais baixa do que as cobradas pelo rotativo do cartão de crédito e cheque especial. Além disso, a facilidade de contratação do crédito e o menor risco de inadimplência também são atrativos.
No entanto, antes de fechar negócio é importante verificar se as taxas de juros, somadas ao IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e outros encargos, tornam essa opção realmente vantajosa para a sua empresa. Outro ponto a ser considerado é o histórico de inadimplência dos consumidores, que pode afetar a operação.
A antecipação de recebíveis pode ser uma alternativa interessante para empresas que precisam de dinheiro no curto prazo, mas é importante avaliar todas as condições da transação e verificar se ela é realmente vantajosa para o seu negócio.